top of page

POSTS

07/11/2016

Clareamento Dental

07/11/2016

Parto prematuro: saiba como se prevenir!

07/11/2016

Orientação para Grávidas: alimentação.

07/11/2016

O que é hipossalivação??

Please reload

Parto prematuro: saiba como se prevenir!

  • Dra Thaiany
  • 14 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

Bom, o que poucas pessoas sabem é que problemas de saúde durante a gestação podem afetar a formação dentária. Por isso que a alimentação adequada é extremamente necessária nesse período, como já disse no post anterior.


Importante saber que o cálcio que ajuda na formação dos dentes da mãe não será passado para os dentes do bebê! O cálcio que o bebê irá utilizar é provindo da alimentação, ou se não, dos reservatórios ósseos da mamãe.


Para que a você entenda a importância do cuidado com saúde você entender como as estruturas bucais podem afetar todo o corpo.


Bom, o dente apresenta estruturas como apresentado na imagem a baixo:


Imagem 1

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/conteudo/higiene-bucal-quimica-creme-dental.htm

Como podem perceber a polpa é a região central do dente e é nela em que ocorre a inervação sanguínea e nervosa. É por ela que sentimos dor e sensibilidade nos dentes. Tudo que ocorre em sua polpa é levado para toda a corrente sanguínea do nosso corpo, uma vez que ela está ligada os vasos sanguíneos.


Entende-se que se a polpa estiver contaminada e o microrganismo ter uma patogenicidade (capacidade do agente invasor em causar doença) alta, a doença pode espalhar para o organismo e se instalar em alguns órgãos e causas problemas graves.


Bom para que você entenda que isso não é uma tentativa alarmista vou explicar algumas doenças que podem ser provocadas pela boca e em baixo da explicação deixarei o link do artigo científico sobre o assunto.


Começamos pela a endocardite bacteriana. Todo profissional dentista sabe da importância dos cuidados com essa infecção. Pois se trata de um acúmulo de bactérias na região do coração com alta morbimortalidade. Mas calma que isso é mais comum em pacientes que já apresentam problemas cardíacos e usam dispositivos intra cardíacos. E para evitar que a doença se espalhe o CD realiza a profilaxia antibiótica antes de realizar qualquer tratamento dentário invasivo (que entre em contato com a corrente sanguínea). Mas para que não haja qualquer risco para a infecção o portador de doenças cardíacas deve saber que o cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado para evitar ao máximo qualquer infecção bucal, pois se a bactéria entrar na corrente sanguínea a doença pode ser instalada. (FERNANDES e GRINBERG, 2013)


O que todas as grávidas devem temer é com complicações obstétricas, como parto prematuro, e infelizmente isso pode acontecer se tiver uma doença periodontal instalada. E o que seria, a doença periodontal é uma inflamação e acúmulo de bactérias na região da gengiva, do osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. (Imagem 2)


Imagem 2

Fonte: http://www2.olsen.odo.br/en/Blog/novidades/http-googllrqdsd

Lamentavelmente uma grávida tem maiores chances de apresentar doença periodontal pois as mudanças fisiológicas do corpo e da cavidade oral e alterações hormonais da gestação causam o que se denomina gengivite gravídica – inflamação gengival. Além disso, outros fatores podem contribuir para o aparecimento da inflação gengival como as mudanças no estilo de alimentação, higiene bucal precária e a baixa frequência da visita odontológica. E, isso como mostra na imagem é o início de uma doença que se controlada leva a periodontite. (ÁVILA et al., 2011)


Apresentar Diabete Mellitus durante a gravidez também pode ser um problema, por que assim como as mudanças hormonais e fisiológicas durante a gravidez facilitam o aparecimento de doença periodontal ser provocada pela Diabetes também e levar as consequências já citada anteriormente. (SOUZA; NÓBREGA; ARAKI, 2014)


Por isso e muito mais durante a gestação é necessário realizar consultas odontológicas para que o CD (cirurgião-dentista) possa examinar a saúde bucal, e se necessário realizar tratamento adequado de acordo com a condição atual.


Sei que a maioria tem medo de dentista, ainda mais com mito que permanece na cultura brasileira de que alguns tratamentos dentários podem prejudicar a saúde do seu bebê! Bom, tomara que você entenda que é o contrário.


Sua saúde é a saúde de seu futuro bebê!


Previna-se, cuide-se e sempre procure orientação de um profissional!


Tenha certeza que assim seu filho nascerá forte e saudável...


Se tiver alguma dúvida coloque aqui nos comentários! Terei o prazer de te responder.



Referências:

  1. FERNANDES, João Ricardo Cordeiro; GRINBERG, Max. Profilaxia da Endocardite Infecciosa: Uma Realidade Brasileira Diferente?. Arq Bras Cardiol. 2013;101(2):e37-e38. Acessado em 2 de abril de 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/abc/v101n2/v101n2a19.pdf >

  2. ÁVILA, Walkiria Samuel et al. Doença Periodontal em Portadoras de Valvopatia durante a Gravidez - Estudo Clínico e Microbiológico. Arq Bras Cardiol 2011;96(4):307-311. Acessado em 2 de abril de 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/abc/v96n4/aop02611.pdf>

  3. SOUZA, João Nilton Lopes; NÓBREGA, Danúbio Roberta de Medeiros; ARAKI, Ângela Toshie. Perfil e percepção de diabéticos sobre a relação entre diabetes e doença periodontal. Rev Odontol UNESP. 2014 July-Aug; 43(4): 265-272. Acessado em 2 de abril de 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rounesp/v43n4/1807-2577-rounesp-43-04-00265.pdf>

  4. CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires; DISSENHA, Rosangela Maria Sehmill; WFFORT, Soo Young Kim. Saúde bucal do bebê ao adolescente. Guia de orientação para a gestante, pais, profissionais da saúde e educadores. Editora Santos. 2° Edição.


 
 
 

Comments


  • youtube
  • face 3
  • snapchat
  • 1157934
bottom of page